2017 - Volume 5.2

EDITORIAL

O PNUM e as redes regionais do ISUF

ARTIGOS

Convergência de métodos de descrição da forma urbana: análise de textura de imagens de satélite e análise gráfica visual
L. Amorim, M. B. Filho

{+}Abstract [PDF]O artigo apresenta os resultados de uma investigação que visa integrar diferentes abordagens à análise da forma urbana. A metodologia proposta integra duas linhas de investigação: i) análise de textura de imagens de satélite de alta resolução com o uso de medidas fractais e de lacunaridade para descrever a distribuição espacial de pixéis com níveis de cinza semelhantes; ii) Análise Gráfica Visual, do inglês Visual Graph Analysis (VGA), que descreve propriedades visuais de sistemas espaciais. Uma análise de segunda ordem é proposta para descrever a textura dos mapas VGA e investigar em que medida os padrões subjacentes de configuração e textura estão correlacionados. Os resultados apresentados demonstram a robustez dos procedimentos para identificar padrões sócio-espaciais distintos.

Uma geografia temporal do encontro
V. Netto, J. V. Meirelles, M. Pinheiro, H. Lorea

{+}Abstract [PDF]A integração de redes sociais e espaciais é fundamental para novas abordagens a cidades como sistemas de interacção. Neste artigo, propomos uma maneira de analisar as condições espaciais e temporais do encontro como condição da formação de redes sociais. Reunindo abordagens clássicas como a geografia temporal de Hägerstrand e o conceito de segregação como ‘restrição de contato’ de Freeman, e explorações recentes de dados de localização via mídia digital, analisamos a estrutura espaço-temporal de encontros potenciais nas trajetórias urbanas de usuários do Twitter diferenciados por níveis de renda no Rio de Janeiro. Esta abordagem permite estimar as posições dos usuários, visualizar grupos de renda e suas trajetórias no espaço urbano, identificar espaços de encontro potencial e os níveis de diversidade e segregação nos espaços públicos. O artigo conclui com uma discussão dos achados empíricos e a utilidade desta ‘geografia temporal dos encontros’ potenciais na cidade, possível a partir da introdução de novas tecnologias de comunicação digital móvel.

Processo de produção e transformação da forma urbana em cidades costeiras brasileiras
D. Benfatti, V. Tângari

{+}Abstract [PDF]O universo da pesquisa nacional, objeto do Projeto Temático FAPESP ‘Espaços livres e forma urbana’, coordenada pelo laboratório QUAPÁ-SEL da FAUUSP, engloba 35 cidades, dentre capitais e cidades de porte médio no Brasil, e se pauta em procedimentos que incluem: pesquisas em rede, individuais e em grupo; oficinas de trabalho nas cidades estudadas; colóquios de pesquisa anuais; divulgação em eventos científicos nacionais e internacionais. Neste artigo são enfocadas cidades localizadas na costa litorânea brasileira onde já ocorreram oficinas e que possibilitaram a sistematização de alguns resultados e uma aproximação de cunho comparativo: Vitória, Salvador, Maceió, Santos e Recife. O texto inclui reflexões sobre o objeto pesquisado e comparações entre as cidades e conclui por indicar para debate possíveis critérios de intervenção para as cidades estudadas que gerem qualidade urbana, resguardadas as situações socioambientais particulares a cada uma. Nesta reflexão, ao invés de discorrer sobre todas as linhas de investigação propostas para as oficinas realizadas pela rede QUAPÁ-SEL, resolvemos traçar um recorte parcial sobre uma pesquisa em andamento, e esta reflexão selecionou apenas parte delas que tem em comum o fato de se situarem na costa brasileira. A reflexão se ateve basicamente aos resultados das Oficinas, o que traz para esta análise uma simplificação e ao mesmo tempo uma dificuldade. As Oficinas e os respectivos relatos apresentam-se de forma bastante heterogênea e desigual. Entretanto, as discussões foram sempre pautadas em função das mesmas linhas de investigação, assegurando, por outro lado, uma homogeneidade na abordagem.

PERSPECTIVAS [PDF]

A análise morfológica urbana: achegas da escola Catalã
C. López, M. Carreiro

RELATÓRIOS [PDF]

Rede Lusófona de Morfologia Urbana (PNUM), 2016-2017
T. Marat-Mendes

6ª Conferência da Rede Lusófona de Morfologia Urbana, Vitória, Brasil, 2017
J. Correia

3º PNUM Workshop, Setembro de 2017, Corunha
V. Oliveira

NOTÍCIAS

Urban Morphology
ISUF 2018: Urban form and social context
PNUM 2018: A produção do território – formas, processos, desígnios
ISUF-H 2018: Ciudad y formas urbanas – perspectivas transversales